top of page

PROJETO CRESCENDO

     A liderança é um fator fundamental na execução de tarefas envolvendo grupos. É normalmente conceituada como “a realização de atos que auxiliam o grupo a atingir seus resultados desejados” (Cartwright/Zander, 2006).

     Atualmente, o conceito de liderança está relacionado às funções de grupo. Nesse sentido, as teorias recentes apontam que uma liderança adequada depende do tipo de grupo na qual está inserida. Assim, a questão da liderança se faz presente em todos os âmbitos que envolvem grupos e interrelação. 
  Trata-se de um programa de conteúdo, metodologia, vivência e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências socioemocionais essenciais tanto para o sucesso acadêmico, quando para uma vida baseada em princípios e valores.
  O Colégio Crescer propõe-se a ser um espaço de formação integral de seus alunos, trabalhando e desenvolvendo esse aspecto tão importante no relacionamento interpessoal e na construção da cidadania. Baseado no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey, e nas competências socioemocionais, o programa desenvolve nos alunos hábitos de liderança como: proatividade, autonomia, ouvir com empatia, fazer primeiro o mais importante, cuidar do corpo e da mente, fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, ter metas e papéis de liderança claros, falar em público, (aumentar  rendimentos acadêmicos e mudança comportamental dos alunos) dentre outros. O programa desenvolve as habilidades socioemocionais de cada aluno, trabalhando o comportamento diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante.
    Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho em sala de aula, nas atividades escolares e avaliações, além de promover a convivência em equipe. Proporcionando, assim, um aprendizado mais completo com impacto no bem-estar ao longo de toda a vida.
    Tendo como base a missão, os princípios e os valores do Colégio Crescer, inserido numa sociedade que busca profissionais empreendedores, líderes éticos e inovadores, se faz necessário contribuirmos para a formação de futuros cidadãos comprometidos, justos, solidários e líderes conscientes, pautados nos valores.

OBJETIVO GERAL

   Através das ações do projeto criar mecanismos e procedimentos que viabilizem o contato de nossos alunos com aspectos relativos à liderança e valores. Visando impactar educadores, alunos e pais. A mudança acontece de dentro para fora.  O programa enxerga capacidades em todos os alunos e vê em cada um deles uma liderança em potencial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver as habilidades requeridas à liderança dos alunos de forma consciente e autônoma;
- Participar do processo de escolha e desempenho da liderança democraticamente; 
- Promover trabalhos de interrelação que propiciem vivências de liderança;
- Exercitar as funções do líder em diversas situações cotidianas;
- Sensibilizar os alunos sobre a importância da liderança na construção da cidadania; 
- Trabalhar questões relativas ao autoconhecimento atreladas à função de liderança e valores;
- Permitir o entrelaçamento das noções de liderança e missão social, sabendo lidar com as diversidades.

QUAL É O PAPEL DO PROGRAMA DE LIDERANÇA CRESCENDO? 

   Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, é um processo desenvolvido para promover mudanças de paradigmas com profundo impacto em alunos e educadores, por meio da aquisição de habilidades socioemocionais e de liderança, favorecendo a promoção da educação integral, que visa o desenvolvimento humano global voltado para o reconhecimento e acolhimento do indivíduo em suas singularidades e diversidade, para que os estudantes se tornem protagonistas das próprias vidas e da transformação da sociedade.  

METODOLOGIA

    Ao longo das aulas, em diferentes disciplinas, os estudantes participam de atividades, que estimulam a prática de suas melhores atitudes como controlar as emoções, alcançar as metas, demonstrar empatia, trabalhar em grupo, tomar decisões de maneira responsável e coerente, entre outras.
    Ao decorrer do ano, todas as atividades realizadas em sala de aula são avaliadas com os conceitos acadêmicos e sociemocionais/cognitivos, que visam desenvolver a liderança dos estudantes, por meio dos sete hábitos e competências socioemocionais, sendo eles: “Seja proativo”, “Comece com o objetivo em mente”, “Faça primeiro o mais importante”, “Pense ganha-ganha”, “Procure compreender primeiro, depois ser compreendido”, “Crie sinergia” e “Afine o instrumento”, colocando em prática concomitantementeos valores trabalhados em cada mês. Assim o aluno é estimulado a ter um bom comportamento além do âmbito escolar, sendo também impactado para transformar essas atitudes em hábitos diários e isso contagia a família.
   Consideramos que a família também é importante nesse processo, pois se trata de um trabalho em conjunto entre escola-família. Afinal, toda a formação da criança depende muito de exemplos e de cooperação.

PÚBLICO ALVO

    Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.

AVALIAÇÃO

   O Programa de Liderança CRESCENDO desenvolve o espírito crítico, ensina a pensar e a argumentar de uma forma ordenada e coerente, agiliza o pensamento e o discurso, promove a curiosidade e a tolerância intelectual, desenvolve as competências de leitura e escrita. Estas características são transversais a todas as disciplinas e o seu desenvolvimento tem um impacto positivo noutros domínios curriculares.

  Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor! A parceria entre a família e a escola, proporciona uma formação mais completa para que crianças e adolescentes façam a diferença no mundo.

  Assim, acontecerá durante o ano letivo, o acompanhamento/avaliação pelos próprios líderes, pelas turmas envolvidas e pelas Coordenadoras Pedagógicas que acompanharão o trabalho.

    A escola é um espaço onde é possível transformar e conviver com as diferenças e onde o individual passa pelo bem estar coletivo. Um líder deve ser capaz de sensibilizar as pessoas e grupos na ação individual e coletiva para a realização de um determinado objetivo percebido por todos como comum.

bottom of page